Sobre a Cátedra

A Cátedra UNESCO de Educação para a Justiça Social da Universidade Autônoma de Madrid nasceu em 11 de fevereiro de 2019 como resultado de um acordo entre Audrey Azoulay, Diretora Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e Rafael Garesse , Reitor da Universidade Autônoma de Madrid.

Sua existência é justificada por dois elementos. Em primeiro lugar, pela grave situação de injustiça e opressão em todo o mundo. Vivemos a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, a distância entre as pessoas que têm mais e as que têm menos está aumentando, a pobreza extrema continua existindo em muitos países e milhões de pessoas continuam passando fome no século 21, a violência continua gênero, homofobia, racismo, aporofobia e xenofobia, a exploração do trabalho persiste – até mesmo crianças – e o tráfico de pessoas. A destruição da biodiversidade continua imparável e as alterações climáticas já são um facto, sem que sejam tomadas medidas para as reverter.

E, em segundo lugar, pela convicção de que a educação pode contribuir para mudar essa situação. Se – como disse Nelson Mandela – “a educação é a arma mais poderosa para transformar o mundo”, transformaremos a educação para alcançar uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.

Desta forma, o objetivo final da Cátedra é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa por meio da educação: uma Educação na e para a Justiça Social. Este propósito é especificado em uma série de objetivos acordados entre a UNESCO e a Universidade Autônoma de Madrid, centrados em quatro elementos complementares:

  • Pesquisa interdisciplinar de alta qualidade.
  • Desenvolvimento de uma Educação para a Justiça Social por meio do desenvolvimento de materiais didáticos e da promoção de ações de inovação em centros educacionais e centros de educação não formal.
  • Formação de professores e especialistas em Educação para Justiça Social.
  • Divulgação e divulgação de documentação, pesquisa e recursos sobre Educação para Justiça Social.

Para alcançá-los, a Cátedra é composta por uma grande equipe de pesquisa e ensino da Universidade Autônoma de Madrid, bem como por diversos colaboradores de outras universidades e centros.

O trabalho da equipe está focado em diferentes linhas independentes de trabalho e, de acordo com seus objetivos, está organizado em torno de quatro áreas:

As atividades da Cátedra são apoiadas e baseadas em seu trabalho colaborativo e em rede. Desta forma, promove e participa em diferentes redes de trabalho e, além disso, colabora estreitamente com outros grupos e instituições.

Nos seguintes Relatórios Anuais você pode encontrar um resumo das principais atividades desenvolvidas pela Cátedra UNESCO de Educação para a Justiça Social da UAM desde a sua criação: