Próximo seminário "Como o neoliberalismo nos governa? Das instituições à subjetividade", organizado pelo grupo de pesquisa do MIRCo

O grupo de pesquisa MIRCo (Multilinguismo, Identidades Sociais, Relações Interculturais e Comunicação) da Universidade Autônoma de Madri, ao qual Luisa Martín Rojo, membro da equipe de pesquisa e ensino da Presidência, organiza o seminário “Como o neolibralismo nos governa” ? Das instituições à subjetividade” nos dias 23, 24 e 28 de abril.

Diante de uma situação em que o neoliberalismo estende sua lógica de mercado para além da economia e penetra na vida pública e privada, atingindo instituições como saúde ou educação, surgem várias questões: O que possibilita a colonização dos princípios neoliberais as diferentes esferas de nossas vidas? Como a racionalidade neoliberal pode ser combatida e as práticas e técnicas que governam nosso comportamento e que moldam nossa subjetividade podem ser revertidas? Como o discurso neoliberal é construído e qual o seu papel e como podemos evitar sua reprodução ou interiorização?
 
Na busca de respostas para as questões levantadas anteriormente, enquadra-se a celebração deste seminário, onde haverá a presença de pesquisadores com uma longa e reconhecida carreira no estudo do neoliberalismo. Além disso, será apresentado o livro Language and Neoliberal Governmentalityl de Luisa Martín Rojo, que fornece um estudo empírico da razão neoliberal e dos mecanismos discursivos e linguísticos pelos quais permeia a sociedade e os indivíduos. Essas datas coincidem com o vigésimo aniversário do grupo de pesquisa UAM MIRCo.
 
Para mais informacao: