Por que a educação artística é uma questão de justiça social?

A arte é sem dúvida um dos meios de expressão que mais favorece a participação na igualdade e na liberdade. Da educação para a justiça social, é assumido um compromisso claro com a arte e a educação artística para a formação de uma sociedade democrática capaz de construir espaços de participação e diálogo.

Apesar do fato de que as leis da educação diminuíram progressivamente o ensino das artes, promovemos, desde a Cátedra, a pesquisa e a disseminação do impacto social que a arte tem como ferramenta para a educação na e para a justiça social. Um óleo, escultura, melodia ou poema podem ser excelentes recursos didáticos, se usados ​​adequadamente em sala de aula devido ao seu potencial interdisciplinar.

Entre as possibilidades oferecidas pela educação artística para a justiça social, podemos destacar que, através da arte, as histórias e experiências daqueles grupos e indivíduos mais vulneráveis ​​e menos ouvidos podem ser conhecidas, oferecendo-nos várias maneiras de ver e entender a realidade e promover sensibilidade artística, reconhecimento e tolerância entre nossos alunos. Além disso, graças à arte, voamos para outros mundos, mas também nos faz pousar na terra e entender criticamente os elementos que compõem nossa cultura e a maneira de ver o mundo.

Sob a perspectiva de uma educação socialmente justa, a arte tem um grande potencial para ampliar o entendimento de injustiças e formas de dominação. Além disso, a produção artística nos oferece oportunidades não apenas para denunciar práticas opressivas, mas para contribuir para uma transformação social e propor novas realidades emancipatórias e inclusivas. Como disse o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, “A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo”.

Da mesma forma, e falando dos objetivos de uma educação artística para a justiça social, nossa colega Ángeles Saura ressalta que isso consiste em provocar uma reflexão e, posteriormente, uma ação relacionada à prática artística, cujas implicações educacionais impactam de alguma forma no contexto social em que se desenvolve (2015). A educação artística envolve promover a agência, capacidade crítica e criatividade que sempre foram tão necessárias, mas mais ainda em nossos dias. Por esse motivo, a arte e a educação artística socialmente justa são fundamentais para a transformação comum da sociedade em que vivemos.