Investigação

A Cátedra UNESCO de Educação para a Justiça Social da Universidade Autônoma de Madri tem como um de seus eixos fundamentais o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares de qualidade, em colaboração com outras Cátedras, universidades e centros de pesquisa da UNESCO em Educação e Justiça Social.

Atualmente existem diferentes linhas de pesquisa:

    • «Rural 3.0: Aprendizado de Serviço para o Desenvolvimento Rural (RURASL)». Um projeto financiado pela União Europeia no âmbito da Estratégia ERASMUS + KA2 da Estratégia Europa 2020. O projeto estabelece uma estrutura para uma abordagem transnacional integrada ao ensino e aprendizagem acadêmicos que contribui para o desenvolvimento das áreas rurais, satisfazendo suas necessidades e promovendo a inovação. nessas áreas, através do Service-Learning, como uma metodologia inovadora, e criando parcerias entre comunidades e universidades.

    • «Redes de apoyo na inclusão universitária de los gitanos y las gitanas». Investigación financeda por la Cátedra de Cultura Gitana de la Universidad de Alicante. Esta investigação tem como objetivo visualizar a função principal de apoyo que executa as redes informações e as organizações do setor tercer na consecução do éxito acadêmico do estudantado gitano.

    • “Estrategias y acciones de las universidades en favour del PDI con discapacidad”. Este projeto se desarrolla em colaboração com a Fundação ONCE y Fundación Derecho y Discapacidad. Tiene como objetivo conocer la presencia real del Docente e Investigador Pessoal (PDI) con discapacidad en el sistema universitario español e identificar quais as barreiras e instituições facilitadoras que estão promovendo ou dificultando sua inclusão.

Além disso, a Cátedra faz parte da Rede Internacional de Pesquisa em Educação para a Justiça Social e colabora com três redes de pesquisa: Rede de Pesquisa sobre Aprendizagem de Serviços em Atividade Física e Esporte para Inclusão Social (RIADIS), Rede de Pesquisa em Liderança e Melhoria da Educação (RILME) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa sobre Mudança e Eficácia Escolar (RINACE).

No âmbito da Cátedra, foi criado um laboratório de educação e justiça social. Este laboratório de idéias está trabalhando na incorporação das abordagens das epistemologias do sul à Educação para a Justiça Social.

Publicações 2019
Contribuições a congressos 2019
Publicações 2020
Contribuições a congressos 2020