Disseminação
A Cátedra da UNESCO em Educação para a Justiça Social da UAM tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre Educação para a Justiça Social para professores e pesquisadores. Nesse sentido, desenvolve, entre outras, as seguintes ações permanentes:
- Publica, em colaboração com o Serviço de Publicações da Universidade Autônoma de Madri, o International Journal of Education for Social Justice.
- Organiza, em colaboração com a Biblioteca da Educação da Universidade Autônoma de Madri, o Centro Internacional de Documentação em Educação para a Justiça Social.
- Mantém uma página da web em vários idiomas, dedicando um espaço específico aos recursos didáticos e à pesquisa.
Além disso, colabora e desenvolve várias atividades de natureza pontual:
Congresos
- XI Jornada da Educação Artística na chave 2.0. Inovação Universitária Organizado pelo grupo de pesquisa «Mudança Educacional para Justiça Social» e realizado na Faculdade de Formação de Professores e Educação da UAM (16/05/19).
- II Jornada Universitária de Inovação. Boas práticas do Serviço Aprendizagem Universitária em Atividade Física e Esporte. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Ensino e Avaliação da Atividade Física e Esportes e realizado na UAM (27/05/19 – 28/05/19).
- I Congresso Internacional de Democracia, Direitos Humanos e Cultura de Paz e Não-Violência. Apoio na organização do evento realizado na Universidade Autônoma de Madri (29/05/19 – 31/05/19).
- XIX Congresso Internacional de Pesquisa Educacional: Pesquisa comprometida para transformação social, organizada pela Associação Interuniversitária de Pesquisa Pedagógica (AIDIPE) em colaboração com os grupos de pesquisa «Mudança Educacional para Justiça Social» da Universidade Autônoma de Madri, «Pedagogia Adaptativa ”Da Universidade Complutense de Madri e do“ Grupo INTER | Pesquisa em Educação Intercultural ”da Universidade Nacional de Educação a Distância. Realizada na Universidade Autônoma de Madri (19/06/19 – 21/06/19).
- I Jornada MUEJS. Arte e feminismo no âmbito das atividades do «Dia para a Eliminação da Violência contra a Mulher 25N» na UAM (26/11/19).
Conferências
- Alunos como uma alavanca para a mudança na Justiça Social, por Marta Sandoval, no âmbito do «Seminário de Pesquisa sobre eqüidade», organizado pelo centro de pesquisa, incluindo a Universidade de Southampton (Reino Unido) (01/12/2019).
- Instrumentos para a formação em arquitetura (Ferramentas para treinamento em arquitetura), de Santiago Atrio, no âmbito da “Conferência internacional sobre educação para espaços construídos. Leggere lo spazio / Lendo o espaço ”em Roma (Itália) (25/01/2019).
- Educação e igualdade de oportunidades, de Adrián Almazán, organizado pelo Departamento de Filosofia da Universidade Autônoma de Madri, em Madri (Espanha) (13/03/2019).
- Justiça Social como objetivo e caminho da animação sociocultural, por F. Javier Murillo, no âmbito da INTERACTUA 2019, conferências para a formação de animadores socioculturais, em Ugena (Espanha) (04/04/2019).
- A não neutralidade da técnica. Uma ontologia da técnica como fenômeno sócio-histórico, por Adrián Almazán, no âmbito do “Seminário Internacional de Jovens Pesquisadores (SIJI)”, organizado pelo Instituto de Filosofia (CSIC), em Madri (Espanha) (04/04/2019).
- Por uma educação que contribui para a justiça social, por F. Javier Murillo, na Universidade Livre da Colômbia, Bogotá (Colômbia) (09/09/19).
- O Antropoceno: a era da crise ecossocial global, de Adrián Almazán, organizado pelo Departamento de História Contemporânea da Universidade Autônoma de Madri, em Madri (Espanha) (10/04/2019).
- Novas formas de organizar o espaço escolar? Da idéia do grupo ao conceito de classe. Espaços multitarefa para comunidades de aprendizagem, por Santiago Atrio, no âmbito das “II Jornadas de Aprendizagem Baseadas em Projetos: espaços escolares e transformação social” organizadas pela Faculdade de Formação Docente do campus de Cáceres, em colaboração com o Ministério da Educação e Emprego da Junta de Extremadura em Cáceres (Espanha) (03/05/2019).
- O que significa liberdade? por Adrián Almazán, organizado pelo prefeito do Colegio Chaminade, em Madri (Espanha) (05/05/2019).
- Da natureza como objeto à natureza como artefato: fundamentos imaginários do extrativismo e suas mutações contemporâneas, de Adrián Almazán. No âmbito do “Seminário de Mineração e Extrativismo. Diálogo entre a Academia e os Movimentos Sociais ”, organizado pelo HUM952 – STAND Group da Universidade de Granada, em Granada (Espanha) (09/09/2019).
- Diálogo: Direitos humanos e desafios ecossociais, de Adrán Almazán e Carmen Madorrán, no âmbito do I Congresso Internacional de Direitos Humanos, Democracia, Cultura de Paz e Não-Violência, realizado na Universidade Autônoma de Madri (Espanha) (31/05/2019 )
- Mesa Redonda: Direitos Humanos e Democracia: Desafios locais e globais, de Blanca Rodríguez-Chaves, no âmbito do I Congresso Internacional de Direitos Humanos, Democracia, Cultura de Paz e Não-Violência, realizado na Universidade Autônoma de Madri (Espanha) (31/05/2019).
- Mesa Redonda: Educação para a Paz e Justiça Social, por F. Javier Murillo e Manuela Mesa, no âmbito do I Congresso Internacional de Direitos Humanos, Democracia, Cultura de Paz e Não-Violência, realizado na Universidade Autônoma de Madri (Espanha) (31/05/2019).
- A mudança cultural como elemento chave da liderança inclusiva e da justiça social, por F. Javier Murillo, no Seminário Internacional «Gerenciamento de mudanças para melhoria educacional: fortalecendo a liderança do território», organizado pelo Centro de Líderes Educacionais da Chile em Frutillar, no Chile (06/04/2019).
- Uma era de novos paradigmas: ecologia, soberania alimentar, movimento «lento», economia Km O, transição energética … Como colocar a ruralidade no centro? de Adrián Almazán. No âmbito do «II Fórum Cultura e Ruralidades. Rural + Urbano, Urbano + Rural. O território como sistema ”organizado pelo Ministério da Cultura e Esportes, em Soria (Espanha) (06/05/2019).
- Mesa-redonda: Rumo a uma pesquisa comprometida, por F. Javier Murillo, no âmbito do XIX Congresso Internacional de Pesquisa Educacional: Pesquisa comprometida para transformação social realizada na Universidade Autônoma de Madri (Espanha) (20/06/2019).
- Mesa-redonda: Passado, presente e futuro de periódicos de pesquisa educacional, por F. Javier Murillo, no âmbito do XIX Congresso Internacional de Pesquisa Educacional: Pesquisa comprometida para transformação social realizada na Universidade Autônoma de Madri (Espanha) (20/06/2019).
- O prédio da escola de equidade e justiça, por F. Javier Murillo. No âmbito do seminário «Equidade e justiça na nova escola mexicana», organizado pelo Ministério da Educação Pública e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Cidade do México (25/09/2019).
- Ruralidade ou barbárie, de Adrián Almazán. No âmbito do ciclo «Tierra Cultura Vida», organizado pela Associação Cultural La Ortiga, em Santander (Espanha) (03/10/2019).
- Entre rotulagem e reconhecimento: uma tensão não resolvida em estudantes com deficiência, de Marta Sandoval. No âmbito do «Seminário de Pesquisa Sociocultural» da Escola de Educação da Universidade Estadual do Arizona (ASU) (EUA) (14/10/2019).
- Mesa-redonda: O que fazemos com as políticas de segregação escolar?, por F. Javier Murillo. Organizado pelo coletivo “Por outra política educacional. Fórum de Sevilha ”no Ateneo de Madrid (Espanha) (18/10/2019).
- Uma luta fracassada contra o turismo. O caso do Stop Hotel! de Adrián Almazán. No âmbito da Memória e resistência ao turismo de gentrificação, organizado pelo Postory Research Group (UAM) na Universidade Autônoma de Madri, em Madri (Espanha) (25/10/2019).
- Jogo e desenvolvimento humano: uma perspectiva da justiça social, por Liliana Jacott. Artigo apresentado na Conferência Técnica: Brincadeiras e jogos na infância, organizada pela Prefeitura de Rivas Vaciamadrid (Espanha) (15/11/2019).
- Mulheres que constroem a paz, nossa genealogia, por Laura Alonso. No âmbito do Seminário Castelló per la Pau: ODS16: Cidadania para o Pau. O Peper de les Dones na Construcció de la Pau, em Castelló (Espanha (27/11/2019).
- Educação para a justiça social: construindo professores como agentes de mudança, por Liliana Jacott. No âmbito do seminário ministrado no Mestrado «Teorias da educação», no Mestrado em Educação da Universidade de Patras (Grécia) (3/12/2019).
- Segregação, escolha da escola e justiça social no sistema educacional espanhol, por F. Javier Murillo, no âmbito da Conferência “Desconstruindo o modelo educacional neoliberal. Transformações educacionais alternativas ”na Universidade de Granada, em Granada (Espanha) (04/12/19).
- Segregação escolar na sociedade espanhola: escolas para os ricos e escolas para os pobres apoiadas por dinheiro público, por F. Javier Murillo, no V Seminário «Mapa da Escola do Projeto de Pesquisa: Rumo a um plano municipal contra a segregação escolar» realizado na Universidade de Valência em Valência (Espanha) (05/12/2019).
- Um olhar sobre a educação da Justiça Social, por F. Javier Murillo, no Congresso Internacional de Educação e Tecnologia em Ciências (CISETC) da Universidade Católica de Santa Maria em Arequipa (Peru) (10/12/2019 – 12/ 12/2019).
- Educação para a Justiça Social no contexto da Formação de Professores, por F. Javier Murillo, organizado pela Universidade Central do Chile, em Santiago (Chile) (07/01/2020).
Seminários
- Encontro com Jody Williams, ativista do Prêmio Nobel da Paz e Direitos Humanos. Organizado em colaboração com o Instituto DEMOSPAZ e CEIPAZ (08/04/2019).
- O antropoceno: a era da crise ecossocial global, em colaboração com o Departamento de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia e Letras da UAM e o Instituto Demospaz (10/04/19).
- Quais são as conexões entre escolas livres e democráticas e a educação para a Justiça Social? O orador convidado Charlie Moreno (Escola Internacional de Tallinn, Estônia) dirigiu-se a estudantes e membros da comunidade universitária (23/04/2019).
- Reunião com Janina Welp, co-diretora do Zentrum Zurich da América Latina (LZZ). Organizado em colaboração com o Instituto DEMOSPAZ (29/04/2019).
- Exposição «Poluição Artística» no âmbito da ARTEspacios-UAM. (1/12/19 – 31/12/19).