5 de junho. Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 para coincidir com a primeira cúpula mundial sobre meio ambiente: a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é considerado um exemplo importante para instar as pessoas, comunidades e governos ao redor do mundo a agir nos desafios ambientais mais prementes que o planeta enfrenta. Portanto, a cada ano existe um país anfitrião e um tema central, em 2020 o tema é biodiversidade e o país Colômbia.

O tema da biodiversidade coincide precisamente com a crise do Covid-19, que nos conscientiza até que ponto a degradação ambiental e a perda da biodiversidade terrestre nos tornam mais vulneráveis ​​e ameaçam não apenas nossa saúde, mas também nossa sobrevivência como espécie.

Biodiversidade é a variedade de espécies vegetais e animais que vivem em um determinado espaço. Atualmente, existem aproximadamente oito milhões de espécies na Terra, cada uma vivendo em um ecossistema único. Cada membro desta categoria desempenha um papel fundamental no equilíbrio natural. Nesse sentido, é evidente que em um mundo onde a existência de múltiplos seres vivos que compõem o ambiente humano e permitem a subsistência não é respeitada, seremos condenados à pobreza e à desigualdade, entendendo que a biodiversidade é a base de toda a vida em a terra e sem ela a saúde humana é comprometida. A perda de biodiversidade pode ter sérias conseqüências para a humanidade se não houver uma consciência real de seu significado.

Em relação a isso, o filósofo Enrique Dussel (2020) reflete sobre ele, dando como exemplo uma metáfora interessante:

“Xadrez em um jogo no qual, em um momento final, um peão pode dizer ‘Cheque ao rei’ e, se o rei não souber se mover, ele se tornará um ‘xeque-mate’. Estamos diante de um momento em que a Natureza disse ‘Cheque’ à Modernidade e ela terá que responder. É possível que queira responder escapando de alguma maneira secundária, mas retornará até que seja ‘Checkmate’ se o jogo inteiro não for resolvido novamente e desde o início “(entrevista completa)

Sem dúvida, a Educação para a Justiça Social e Ambiental desempenha um papel fundamental nessa mudança social urgente. É essencial que, como Gadotti (2005) assinale, a educação envolva uma filosofia educacional focada local e globalmente, respeitando ambos os contextos por meio da cooperação, solidariedade, economia solidária e uma vida sustentável com o mundo.